“Minha empresa não precisa de assessoria de imprensa”. Será?




“Pequenas empresas não precisam de assessoria de comunicação, isso é só para grandes empresas”. Dita com toda sinceridade, mas de forma bastante polida, foi com essa frase que fomos recebidas para uma reunião certo dia. E, mesmo que à primeira vista essa recepção possa parecer um pouco desanimadora - afinal, fomos apresentar nossa agência – seguimos em frente e contamos tudo o que uma assessoria de comunicação pode fazer para uma empresa, independentemente do seu tamanho.

A visão desse empresário é recorrente entre os dirigentes de pequenos negócios. Por isso, vale a pena destacar as principais dúvidas sobre o assunto e o que uma assessoria de imprensa pode (ou não pode) fazer por sua empresa:


Construção da marca

Através de uma série de ferramentas
, as assessorias de imprensa podem contribuir para a construção ou consolidação de uma marca no mercado. A assessoria de comunicação pode, por exemplo, a partir de um diagnóstico, ajudar a identificar o diferencial da empresa e compartilhar essa informação nos canais certos e para o público certo, fazendo com que a mensagem seja repercutida.

Assim, um produto pode ganhar visibilidade e uma empresa de serviços pode se tornar referência. O material elaborado por uma assessoria de imprensa tem um caráter informativo e, quanto mais relevantes forem essas informações, maior o interesse que irão despertar nos jornalistas, aumentando as chances de divulgação. Um profissional da área de comunicação está apto a organizar as informações e transmiti-las aos jornalistas, liberando o empresário para cuidar do seu negócio.


Anúncio x Conteúdo Editorial

Outro mal entendido comum é com relação aos anúncios. Muitos empresários acreditam que os investimentos em publicidade substituem ou suprem a necessidade de divulgação. Isso não é verdade. Enquanto a publicidade pode trabalhar atributos da marca, fixação de mensagens, como slogans, identidade visual dos produtos etc., o conteúdo editorial transmite informações que contribuem para a construção da marca, como explicado acima. A credibilidade de um texto jornalístico faz com que essa mensagem seja reproduzida por formadores de opinião e tenha um grande alcance. O poder de influência de uma informação no momento de decisão de uma compra, por exemplo, é muito grande. Desta forma, anúncio e conteúdo editorial, juntos, ganham força.


O que uma assessoria não pode fazer:

Uma assessoria – pelo menos não uma assessoria séria - não pode garantir que sua empresa será destaque em uma matéria na próxima edição da revista Veja, ou que o sócio fundador será convidado para uma festa na Ilha de Caras.

Por outro lado, uma assessoria séria é capaz de captar as oportunidades de exposição e de transmitir aos jornalistas informações claras e completas, que subsidiem seus textos e possam chegar até o público.


Assessoria de Imprensa x retorno dos investimentos

Considerando todos esses aspectos, é possível afirmar que o valor investido na contratação de uma assessoria de imprensa é capaz de gerar retorno sobre o investimento, contribuindo para o crescimento do faturamento e desenvolvimento dos negócios.