Sua marca e as redes sociais




Enquanto você lê esse texto é possível que alguém esteja falando da sua marca nas redes sociais. Não poder controlar o que estão dizendo pode ser uma experiência angustiante para muitos, mas, analisando por outra perspectiva, pode ser uma grande oportunidade de construir laços. Isso mesmo, laços.

Sem receio de exagerar, as pessoas, muitas delas, criam afinidade com as marcas. Uma relação de confiança que, uma vez estabelecida, é muito difícil de ser destruída desde que haja, é claro, reciprocidade. As marcas mais amadas geralmente são as marcas que também demonstram apreço por seu público. A tão falada transparência é um quesito indispensável nessa relação que hoje acontece, em grande medida, nos meios virtuais.

Atentos a essa realidade, a grande maioria dos empresários enxerga e reconhece o peso da internet em seus negócios, seja para se destacar nos mecanismos de busca, para interagir com os consumidores nas redes sociais ou para responder a reclamações de clientes insatisfeitos.

O que muitos ainda desconhecem, no entanto, é a necessidade de executar esse trabalho online de forma profissional, gerido por profissionais da comunicação. Um perfil social mal administrado não traz qualquer benefício à marca e pode, inclusive, prejudicá-la. Imagine que você criou uma fan page no Facebook e passou uma semana sem acessá-la. Nesse período, um consumidor fez uma reclamação que foi comentada e compartilhada por dezenas de pessoas. Péssimo, não é?

Um profissional de comunicação não impediria o comentário (já que o propósito da página é se relacionar com o público) mas o veria rapidamente, providenciaria uma resposta adequada e poderia, ainda, reverter a crise a favor da empresa.

Produzir conteúdo de qualidade também faz a diferença. Seus seguidores nas redes sociais não estão interessados em pura propaganda. Eles querem informação e ações que facilitem suas vidas ou lhe tragam algum benefício. Você quer anunciar os vinhos de um produtor que passou a importar? Informe algo curioso sobre a vinícola ou um dos produtos. Trata-se de uma região turística? Peça aos seus seguidores que já estiveram lá que compartilhem uma foto e ofereça desconto nos produtos como recompensa.

Como qualquer trabalho de qualidade, não se cria conteúdo relevante em cinco minutos. Deixar essa responsabilidade a cargo de um profissional ou agência de comunicação vai garantir que você dedique seu tempo a outros aspectos da sua empresa, além de garantir que sua mensagem chegue ao público certo e esteja alinhada com sua estratégia de negócio.