O que estão falando da sua marca na internet?

 


Enquanto você lê esse texto é possível que alguém esteja falando da sua marca nas redes sociais. Não poder controlar o que estão dizendo pode ser uma experiência angustiante para muitos, mas, analisando por outra perspectiva, pode ser uma grande oportunidade de construir laços. Isso mesmo, laços.

Sem receio de exagerar, as pessoas, muitas delas, criam afinidade com as marcas. Uma relação de confiança que, uma vez estabelecida, é muito difícil de ser destruída desde que haja, é claro, reciprocidade. As marcas mais amadas geralmente são as marcas que também demonstram apreço por seu público, oferecendo algo que ele deseja. A tão falada transparência é um quesito indispensável nessa relação que hoje acontece, em grande medida, nos meios virtuais.

Atentos a essa realidade, a grande maioria dos empresários enxerga e reconhece o peso da internet em seus negócios, seja para se destacar nos mecanismos de busca, seja para interagir com os consumidores nas redes sociais ou para responder a reclamações de clientes insatisfeitos.

O que muitos ainda desconhecem, no entanto, é a necessidade de executar esse trabalho online de forma profissional, gerido por pessoas com conhecimentos que vão além de "saber postar". Um perfil social mal administrado não traz qualquer benefício à marca e pode, inclusive, prejudicá-la. Quer um exemplo? Imagine que você criou uma fan page no Facebook e passou uma semana sem acessá-la. Neste período, um consumidor fez uma reclamação que foi comentada e compartilhada por dezenas de pessoas. Péssimo, não é?

Um profissional de comunicação não impediria o comentário (já que o propósito da página é se relacionar com o público) mas o veria rapidamente, providenciaria uma resposta adequada e poderia, ainda, reverter a crise a favor da empresa.

Produzir conteúdo de qualidade também faz a diferença. Seus seguidores nas redes sociais não estão interessados em pura propaganda. Este tempo já passou. Eles querem informação e soluções que facilitem suas vidas ou lhe tragam algum benefício. Você quer anunciar os vinhos de um produtor que passou a importar? Informe algo curioso sobre a vinícola ou um dos produtos. Trata-se de uma região turística? Peça aos seus seguidores que já estiveram lá que compartilhem uma foto e ofereça desconto nos produtos como recompensa.

Como qualquer trabalho de qualidade, não se cria conteúdo relevante em cinco minutos. É preciso conhecer seu cliente, entender quais as dores dele, e saber a melhor forma de trabalhar esse conteúdo. Imagens também são essenciais, mas tenha cuidado para não pegar imagens da internet que possuem direitos autorais.  

 

Se você tem dúvidas de como fazer isso, visite as páginas de seus concorrentes, inclusive os grandes, para entender o que eles fazem. Inspire-se, mas não copie nada, OK? Seu conteúdo deve ser único.

 

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